Inundações na Índia

As piores inundações em um século no estado indiano de Kerala mataram até agora mais de 370 pessoas, e forçaram mais de 800.000 para campos de ajuda humanitária, e espera-se que a quantidade aumente.

https://www.aljazeera.com/news/2018/08/disaster-deadly-kerala-floods-displace-800000-180819142342769.html

Enquanto o ministro-chefe do estado costeiro do sudoeste procurava reforços militares para impulsionar os esforços de resgate, um funcionário da gestão de desastres disse que, desde que a estação das monções começou cerca de três meses atrás, mais de 370 pessoas morreram devido a inundações e deslizamentos de terra.

Como as águas subiram, muitas pessoas tiveram dificuldade crescente em ter acesso a alimento e outras amenidades básicas, ou em alcançar a segurança.

Voluntários indianos evacuam residentes locais em um barco em Kozhikode, no estado indiano de Kerala. Fotografia: AFP
Fonte: AFP

O número de mortes no ponto turístico da Índia está aumentando. Fotografia: AFP Fonte: AFP

Durante a monção atual, Kerala foi atingida com mais de um terço de chuva a mais do que a média, de acordo com o escritório do tempo da Índia. As inundações são as piores em um século.

Nas últimas enchentes que começaram nove dias atrás, 164 pessoas morreram e mais de 800.000 mudaram-se para mais de 1500 campos de ajuda humanitária, disse Pinarayi Vijayan, o ministro-chefe de Kerala.

Chuvas fortes começaram a atingir partes do estado novamente no sábado de manhã, retardando as tentativas de posicionar os socorristas e levar suprimentos de socorro a áreas isoladas, muitas das quais não têm tido ajuda por dias e onde só se pode chegar de barco ou helicóptero.

Espera-se que as chuvas diminuam para os níveis "de leve a moderado" no domingo, disse o escritório do tempo da Índia.

Indianos viajam em um caminhão para um lugar mais seguro enquanto as águas da enchente devastam Kerala. Fotografia: AFP Fonte AFP

As chuvas também perturbaram a rede de transportes em Kerala, um importante destino de turistas locais e estrangeiros.

Algumas plantações também foram inundadas. O estado é um importante produtor de borracha, chá, café e especiarias como pimenta preta e cardamomo.

Casas destruídas por um deslisamento de terra em Kerala, sul da Índia, após inundações devastadoras terem matado mais de 300. Fotografia: Manjunath Kiran/AFP Fonte: AFP

https://www.news.com.au/world/asia/hundreds-dead-in-indian-flood-disaster/news-story/420f1ccbc0887d76954871a6384059ab

Por isso, por favor inclua estas inundações recentes na Índia na Meditação diária de Emergência, às 2:00 PM UTC (Horário de Brasília: 11h. Horário de Lisboa: 15h), se você se sentir guiado, e visualize as missões de resgate sendo realizadas o mais suavemente possível, e que as pessoas possam receber a ajuda médica, suprimentos e apoio logístico tão necessários.

Vitória da Luz!

Comentários